sexta-feira, dezembro 09, 2005

Ainda no rescaldo ...


Mais uma vez a mandar postas atrasadas!
Para mim tem sido um drama, são os feriados, senhor, são os feriados…trocam-me toda e têm a capacidade de transformar os dias vindouros em Domingos. Enfim, adiante …

Recuando no tempo até a passada terça feira (6 de Dezembro), eram precisamente 21h quando por toda a Casa da Musica se ouviu «…o espectáculo vai dar inicio por favor dirijam-se aos seus lugares…», como sou uma pessoa muito bem mandada lá foi eu para o W 15, entenda-se, o meu lugarzinho no céu.
Foi divino, uma primeira parte fantástica e a segunda acima do soberbo, estamos a falar de DEUS, onde Pocket Revolutio (2005), abriu as portas do concerto, imediatamente seguido pelo som do The Ideal Crash (1999), com Worst Case Seenario (1994) e in A Bar, under the sea, no encalço. Do alem!
Um som de qualidade indiscutível, um trabalho de luzes fantástico e uma plateia ao rubro, mas sentada.
Foi então que o senhor Tom Barman (voz e guitarra), interveio dizendo «…grande filme, parece que estão no cinema … grande edifício que vocês têm aqui … para a próxima alugo um clube de rock …», pois, pensei eu, bela Casa pena que não me possa mexer, porque se polar ou caio ou bato na cadeira da frente, por outro lado o meu corpo, por vezes, torna-se uma entidade autónoma e quando dei por mim já ele dançava, contido, mas dançava no pouco espaço de que disponha.
Ora bem, sendo esta uma Casa para a musica e sendo a musica algo de mutável onde as variáveis e vertentes são cada vez mais, pergunto-me se o senhor meu amigo Rham Koolhaas, não devia ter adoptado esta política para o espaço. Um espaço que se adapte! Nem é pedir de mais, nem é impossível!
È que isto de assistir a um concerto de rock sentadinha, quer se dizer…á que ter noção.
A experiência de um concerto não passa só pelos tímpanos, mas por todo o corpo, os movimentos que este faz ao acompanhar o som não são mais do que um reflexo de prazer que determinada musica produz em nós. São igualmente uma forma de fruir e estar em determinado concerto, se nos limitam os movimentos certamente que nos diminuem algum do prazer que se retira de um espectáculo de música ao vivo.
Como disse alguém «um grande concerto mas em espaço inadequado», caramba ainda no passado mes de Novembro os Sigur Rós, estiveram no Coliseu, grande concerto, mas este sim este podia ser ouvido na Casa da Musica, porque se o espectador estiver sentado não perde nada. Agora dEUS!!! Estes não. deus é para ouvir de pé e aos chutos …

4 Comments:

Blogger The Boy with the thorn in his side said...

Eu já os vi e foi de pé! E não andei aos chutos a ninguém...

12:36 da tarde  
Blogger Fil said...

É pa, não é para andar ao biqueiro ao people. Mas a malta gosta sempre de se abanar um bocadinho.
Tambem já os vi de pé e tenho-te a dizer que é bem melhor do que sentada...

5:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para quando vê-los deitada?

10:55 da manhã  
Blogger Fil said...

UIIIIIIIII, isso é que era.
Mas só no meu quarto com o dvd ligado.

11:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home